HISTÓRIA FLUMINENSE  Fontes de Pesquisa


   Copyright © sucessores de Emmanuel de Macedo Soares 2006-2017 Autenticação: Convidado  

Emmanuel de Macedo Soares (1945-2017)

imagem Nasceu em 03 de setembro de 1945 e faleceu em 14 de abril de 2017. Foi jornalista, escritor e durante mais de 40 anos dedicou-se a pesquisar a História Fluminense. Em Niterói, onde se radicou desde criança, foi diretor do Museu Histórico do Estado (Palácio do Ingá), presidente da Fundação Niteroiense de Arte, diretor do Arquivo da Câmara Municipal, e secretário extraordinário de Preservação e Memória da prefeitura.

Pertenceu a numerosas entidades culturais, dentre elas a Academia Fluminense de Letras e o Instituto do Ceará. Quando coordenador de projetos especiais da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro (1987-1991), lançou a Biblioteca de Estudos Fluminenses, para divulgação da história dos municípios, e o suplemento cultural O Prelo, do qual foi editor.

Foi também coordenador de projetos especiais do jornal O Fluminense, atuando especificamente no setor de pesquisa. Publicou cerca de duas dezenas de obras, dentre as quais se destacam aquelas mencionadas na seção Publicações deste portal. Autor do monumental e inédito Dicionário Histórico e Biográfico Fluminense, formado a partir do enorme arquivo documental que coligiu, sistematizou, corrigiu, atualizou e manteve até a data de sua morte.