Sandro Donatello Teixeira

Termos de uso   |   Contato   |   Copyright © Sandro Donatello Teixeira 1998-2015

Resumo biográfico

Fotografia do artista

"Penso que o imaginário é um componente essencial de todo o trabalho artístico. Sem ele seria impossível pintar autobiografando-me. Diante da tela em branco, o pintor nada sabe, e sua intuição é provar o que não é possível saber".
— Sandro Donatello

Pintor e professor, nascido no Rio de Janeiro em 1945. Iniciou estudos no ateliê de seu pai, o pintor Oswaldo Teixeira, e em 1967 viajou para a Europa, completando sua formação. Lecionou no Instituto de Belas Artes do Rio de Janeiro, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, em seu ateliê particular, e foi membro do Conselho de Arte da Fundação Escola de Serviço Público.

Desde 1971 atua no cenário artístico nacional, tendo participando de mais de cinquenta salões de arte e exposições coletivas, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Maranhão, Pauí, Goiás e Mato Grosso. Apresentou doze mostras individuais, foi premiado em cinco mostras competitivas, e trabalhos de sua autoria fazem parte dos acervos de oito museus e instituições culturais no país.

Escreveram sobre sua obra críticos de arte como Quirino Campofiorito, Jayme Maurício, Roberto Pontual, Elmer Corrêa Barbosa, Carlos Roberto Maciel Levy, Ruy Sampaio e Francisco Bittencourt.