Carlos Roberto Maciel Levy

Crítico e Historiador de arte

  E-mail

Conteúdo  

Fotografia reproduzida de: Laudelino de Oliveira Freire. Um século de pintura, Tipografia Röhe, 1916, p.327

Comemorações

Horácio Hora 1853-1890
SESQUICENTENÁRIO DE NASCIMENTO EM 2003

Nascido em Laranjeiras (SE) e falecido em Paris (França). Vocação precoce, partiu em 1875 para a França com bolsa de estudos do Governo de Sergipe a fim de estudar pintura em Paris, tendo cursado as aulas de Justin Lequien, na Escola de Belas Artes da capital francesa. Em 1881 retornou a Sergipe, realizando três anos mais tarde, em Salvador, uma individual em que expôs 43 telas. Nesse mesmo ano de 1884 regressou a Paris, para reencetar seus estudos. Durante a segunda permanência veio a falecer — ao que se diz, de paixão —, dizendo romanticamente como últimas palavras, conforme reza a tradição: "Loin de mon pays!"

Praticou o óleo e a aquarela, deixando, apesar de sua curta existência, bom número de composições alegóricas (Peri e Ceci inspirada em José de Alencar e pertencente ao Museu Histórico de Sergipe), paisagens, naturezas-mortas e retratos.

José Roberto Teixeira Leite
Extraído do livro Dicionário crítico da pintura no Brasil, ArtLivre, Rio de Janeiro, 1988 (versão digital em CD-ROM, Log On Informática, Rio de Janeiro, 1999).



TEXTO
Copyright © José Roberto Teixeira Leite, 1988-2014

Termos e condições Copyright © Carlos Roberto Maciel Levy 1995-2015. Todos os direitos reservados.