Carlos Roberto Maciel Levy

Crítico e Historiador de arte

  E-mail

Conteúdo  
Vapor em alto-mar

A imagem reproduz detalhe da pintura Vapor em alto-mar (1899), de GIOVANNI BATTISTA CASTAGNETO, coleção particular, Niterói RJ.

 

Catalogação de Obras de Arte

PARREIRAS: NOVA EDIÇÃO ATUALIZADA

A edição original do livro sobre Antônio Parreiras, já esgotada, foi publicada em 1981. Nela, o catálogo da obra do artista inclui 655 (p.147-180) pinturas e desenhos classificados mas sem as respectivas reproduções. Desde então tenho continuado a examinar e classificar outras obras do artista, para ampliação do catálogo racional e publicação de nova edição do livro, ainda sem previsão de data.

CASTAGNETO: NOVA EDIÇÃO ATUALIZADA

Já o livro sobre Giovanni Battista Castagneto, também esgotado, foi publicado em 1982. O catálogo da obra do artistas inclui 333 pinturas e desenhos, classificados e todos com as respectivas reproduções (p.147-210). Igualmente tenho continuado a examinar e classificar outras obras do artista (objeto de inúmeras falsificações de todo tipo), para ampliação do catálogo racional e publicação de nova edição do livro, ainda sem previsão de data.

O GRUPO GRIMM: NOVA EDIÇÃO AMPLIADA

Desde o lançamento do livro original sobre o Grupo Grimm, em 1980, tenho continuado a pesquisar o assunto. Meu novo livro voltado exclusivamente para Johann Georg Grimm, em estágio avançado de editoração mas sem data prevista para lançamento público ―  permitiu aprofundar muito o conhecimento sobre vida e obra do artista, como já acontecera com Parreiras e Castagneto anteriormente. Resta agora ampliar ao máximo o conhecimento a respeito dos demais discípulos do mestre alemão, sobretudo Caron e Vazquez (sem esquecer o grande amigo Driendl). Embora já tenha conseguido esclarecer muitas dúvidas sobre a biografia destes outros artistas que fizeram parte do grupo, é ainda necessário estabelecer visão mais precisa sobre a obra de cada um deles. Por isso pretendo no futuro publicar uma nova edição do livro, ampliada e revisada, na qual possa tornar mais completas a análise e a iconografia relativas a Thomas Georg Driendl, Hipólito Boaventura Caron, Domingo García y Vazquez, Francisco Ribeiro e Joaquim José da França Júnior ― cuja atuação foi muito breve ou restrita ao episódio de 1882-1885, não comportando monografias específicas.

INCLUSÃO DE OBRAS NOS CATÁLOGOS RACIONAIS

Por conseguinte, colecionadores e proprietários de pinturas e desenhos de autoria de todos esses artistas podem se comunicar comigo, caso tenham interesse em que suas obras façam parte dos catálogos racionais atualizados. A eventual inclusão dependerá de que as obras sejam examinadas, classificadas e fotografadas, de modo a confirmar autenticidade de autoria e elementos documentais. Tais procedimentos serão realizados sob sigilo, e caberá aos colecionadores ou proprietários decidirem se desejam ou não ser identificados nas publicações.

OUTROS ARTISTAS

O mesmo se aplica a Karl Ernst Papf (1833-1910) e Henri Nicolas Vinet (1817-1876), pois em relação a eles também continuo a ampliar a catalogação da obra.

 

IMAGENS:

Capa do livro sobre Parreiras, publicado em 1981, no formato 320 x 230 mm, com 204 páginas, 59 ilustrações em cor e 38 em preto e branco.

Capa do livro sobre Castagneto, publicado em 1982, no formato 320 x 230 mm, com 236 páginas, 87 ilustrações em cor e 362 em preto e branco.

Capa do livro sobre o Grupo Grimm, publicado em 1980, no formato 200 x 230 mm, com 112 páginas, 29 ilustrações em cor e 23 em preto e branco.

Termos e condições Copyright © Carlos Roberto Maciel Levy 1995-2015. Todos os direitos reservados.