Carlos Roberto Maciel Levy

Crítico e Historiador de arte

  E-mail

Conteúdo  

Auto-retrato, 1950
Pinacoteca do Estado, São Paulo SP

Comemorações

Yoshiya Takaoka 1909-1978
CENTENÁRIO DE NASCIMENTO EM 2009

Nascido em Tóquio (Japão) e falecido em São Paulo. Começou seus estudos de pintura ainda no Japão, com Shin Kurihara. Emigrando para o Brasil em 1925, fixou-se no interior de São Paulo, como trabalhador na lavoura em Cafelândia. Logo abandonaria essa ocupação, mudando-se para a capital onde, para sobreviver, foi vendedor de pastéis e pintor de paredes, sem abandonar porém a pintura. Data desse momento a fundação do Grupo Seibi, do qual seria um dos elementos proeminentes. Passando a viver no Rio de Janeiro em 1935, tornou-se aluno do polonês Bruno Lechowski no Núcleo Bernardelli, ao lado de Pancetti, Dacosta e outros pintores ativos na cidade por tal época. Voltou a São Paulo em 1944, fundando três anos depois, com outros pintores, o Grupo Quinze, de curta duração, e em 1950, o Grupo Guanabara. Entre 1952 e 1953, em Paris, freqüentou as aulas da Academia de la Grande Chaumière, além de ter estudado com Gino Severini a técnica do mosaico.

Takaoka expôs no Salão Nacional de Belas Artes (medalha de prata no de 1938), no Salão Paulista de Belas Artes (no qual recebeu, entre 1946 e 1966, da medalha de bronze à grande medalha de ouro), participou das exposições anuais do Grupo Seibi e de inúmeras mostras de pintura nipo-brasileira, realizadas dentro ou fora do Brasil. Boêmio, tendo da vida e da arte uma visão romântica e desinteressada, combinou em sua pintura traços inatos de seu temperamento oriental a elementos da pintura ocidental, notadamente da impressionista. Praticou a paisagem, com especial enfoque nas cidades históricas mineiras, a natureza-morta e foi - talvez acima de tudo – um "formidável pintor de auto-retratos", como dele escreveu Frederico Morais.

José Roberto Teixeira Leite
Extraído do livro Dicionário crítico da pintura no Brasil, ArtLivre, Rio de Janeiro, 1988 (versão digital em CD-ROM, Log On Informática, Rio de Janeiro, 1999).



TEXTO
Copyright © José Roberto Teixeira Leite, 1988-2014

Termos e condições Copyright © Carlos Roberto Maciel Levy 1995-2015. Todos os direitos reservados.